Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: G. leucaspis

Nome Científico

Gymnopithys leucaspis
(Sclater, 1855)

Nome em Inglês

White-cheeked Antbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Mãe-de-taoca-bochechuda

A mãe-de-taoca-bochechuda é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Seu nome científico significa: do (grego) gummos = nu, pelado; e pithys = referente ao gênero Pithys; não explicado, mas pode ter origem em pitulos = um pequeno pássaro mencionado por hesíquio de Alexandria; e do (grego) leukos = branco; e aspis = com proteção, protegido. blindado. ⇒ Pequena ave nua com proteção branca.

Características

Mede de 13,5 a 14,5 centímetros e pesa entre 28 e 34 gramas. O macho tem coroa e dorso na cor castanho amarronzado, asas e cauda mais rufos. Faixa nua azul acinzentada ao redor dos olhos. Faixa negra que parte dos loros, olhos e flancos, limitando o garganta e peito que são completamente brancos. Ventre, flancos e crisso castanhos.
Olhos escuros castanho avermelhados. Bico, tarsos e pés cinza azulados.

Subespécies

Possui nove subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de insetos, outros artrópodes, pequenos sapos e lagartos. Frequentemente acompanha formigas de correição.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Ocupa a mata de terra firme, seguindo formigas-de-correição como espécie dominante em muitos casos.

Distribuição Geográfica

Pássaro restrito à Amazônia Ocidental encontrado no interflúvio Negro-Solimões, no estado do Amazonas. Também ocorre na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Referências

Galeria de Fotos